Bem sabemos que também já se debateu em algum momento sobre qual a massa mais indicada. Até porque muito se fala sobre os benefícios das massas integrais. Mas será que as massas integrais são mesmo as melhores opções?
As massas integrais são uma enorme fonte e vitaminas e minerais possuindo desta forma cerca de três vezes mais fibra que as massas tradicionais: uma vez que são feitas à base de farinhas refinadas. Estas características conseguem-se devido a serem produzidas com o grão inteiro do trigo, o que faz com que por consequência tenham também mais proteína na sua constituição que as massas tradicionais.
O sabor: Quando falamos de sabor, pouca diferença temos para relatar. Algumas massas integrais acabam por ser parecidas com as massas tradicionais, em termos de sabor. Porém, este facto acaba por não ser surpreendente uma vez que mesmo as massas tradicionais não possuem um sabor forte.
A textura: Quando falamos de textura, o caso muda um pouco de figura uma vez que algumas das massas integrais podem ser um pouco mais duras e até resistentes no momento da mastigação.
Ainda assim, as massas integrais são conhecidas pelo seu alto teor de fibra o que faz com que seja uma excelente opção para quem está a fazer dieta. Uma vez que garantem uma sensação de saciedade durante mais tempo, ajudando por sua vez a processos de emagrecimento.
Ainda assim, seja a sua escolha uma massa integral ou tradicional, é importante que saiba têm como base o trigo duro – cereal que é rico em proteína e glúten. Este é um tio de trigo superprivilegiado na preparação de massas, sejam elas tradicionais ou integrais. E sim, deve estar a questionar-se sobre então como se processa o fabrico uma vez que a matéria prima é a mesma. É bastante simples!
- Massa integral: Usa o trigo na integra;
- Massa tradicional: O trigo não é usado na totalidade, sendo apenas trabalhado algumas partes: motivo pelo qual nestas massas o teor de fibra é inferior.
Mas qual a melhor escolha?
A resposta ainda não é consensual entre os especialistas da área uma vez que ambas possuem benefícios. Contudo a massa integral tem vindo a ganhar cada vez mais lugar devido a destacar-se graças ao seu elevado teor de fibra alimentar. Uma vez que a ingestão de fibras está diretamente relacionada com o menor risco de diabetes e doenças cardiovasculares: tanto a longo como a médio prazo.
Contudo, caso ainda não esteja familiarizado com as massas integrais, conheça aqui alguns dos seus principais benefícios:
- Fonte de fibra: Ao contrário do que acontece com massas refinadas, as integrais possuem uma enorme quantidade de fibras na sua composição. Sendo esta responsável por um aparelho digestivo saudável;
- Maior saciedade: Faz nestas massas uma enorme aliada para quem quer perder peso uma vez que promove a saciedade alimentar. Fazendo com que se sinta fome com menos frequência. Isto acontece porque as massas possuem baixo índice glicémico.
- Opção perfeita para atletas: As massas integrais permitem que os níveis de açúcar no sangue se mantenham estáveis, o que faz com que seja retardado o aparecimento de sintomas de fadiga – Potenciando por consequência o desempenho físico do atleta.
Ainda assim para quem não for fã de alimentos integrais saiba que pode e deve contemplar as massas tradicionais na sua dieta uma vez que também elas são uma grane fonte de fibras e hidratos de carbono que trazem inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar. Mais ainda quando associadas a um estilo de vida e uma dieta saudável e equilibrada.