É tudo sobre hidratos de carbono.
Sabia que embora o nosso cérebro tenha apenas 2% do nosso peso corporal total, ele é capaz de consumir quase um terço da nossa ingestão de calorias? Não fosse ele dependente de glicose para funcionar corretamente.
Frutas, vegetais, pão e massas são algumas fontes de hidratos de carbono. Esses hidratos de carbono são importantes para manter o os nível de glicose e armazenar e fornecer ao corpo a energia que necessitamos para um dia completo.
A ciência diz que o corpo converte hidratos de carbono em glicose, um tipo de açúcar que todos os tipos de organismos, incluindo bactérias, usam como energia.
Hidratos de carbono simples, encontrados em alimentos como frutas e leite, podem ser convertidos em glicose rapidamente para explosões poderosas, mas curtas, de energia, enquanto hidratos de carbono complexos são de queima mais lenta e encontrados em alimentos como arroz, batatas e massas integrais levam mais tempo para se tornarem uma fonte de energia.
Comer massa é bom ou mau?
Tradicionalmente a massa é feita de trigo duro, água ou ovos. Como a massa é rica em hidratos de carbono, o que pode ser má para si quando consumida em grandes quantidades – como sabe, como tudo tem de existir um equilibro.
Ainda assim, mas massas apresentam inúmeros benefícios para o nosso corpo, ora veja:
Os hidratos de carbono como as massas fornecem glicose – um combustível muito importante para os músculos e cérebro. A massa também é muito baixa em sódio e sem colesterol, então caso sofra de problemas de colesterol, saiba que as massas podem ser um excelente aliado.
Para que tenha uma ideia apenas uma chávena de massas pode fornecer uma boa fonte de vários nutrientes essenciais, incluindo ferro e vitaminas B.
Porque motivo os atletas consomem tanta massa?
A nutrição para todos os atletas é tão importante quanto o todo o processo de treino. Ignora-la pode ter um impacto significativo em seu desempenho geral. Os hidratos de carbono desempenham um papel essencial na dieta dos atletas, sejam eles atletas profissionais ou amadores.
A massa é uma rica fonte de proteína que ajuda o corpo a construir e manter a massa muscular magra. Por isso um jogador precisa de mais de 70 gramas de hidratos de carbono em sua refeição pré-jogo, o que equivale a 2 chávenas de massa.
A verdade é que muitas vezes estas pequenas mudanças na alimentação podem fazer toda a diferença uma vez que alimentos como as massas, ricos em hidratos de carbono, podem ajudar e muito durante o desempenho desportivo e até mesmo após.
Encontrar o equilíbrio é o mais importante
A massa pode e deve ser consumida em quantidades razoáveis. Nos dias de hoje, manter uma dieta saudável e equilibrada não é uma tarefa fácil. Conhecer e entender os alimentos deve ser priorizado é muito importante pois isso irá ajudar na hora de tomar decisões. Como mencionado anteriormente, as massas sozinhas em quantidades razoáveis não são prejudiciais, umas uma dieta extremamente rica em hidratos de carbono, sem qualquer tipo de equilibro, pode ser.
Como tudo na vida, a moderação é fundamental quando se trata de massas. Por isso, se é um um indivíduo ativo ou um atleta que quer perder alguns quilos ou ganhar força, então as massas podem ser uma boa solução. Porém, saiba que é extremamente importante informar-se junto de um nutricionista qual a melhor dieta e regime alimentar que deve seguir.
Por aqui, nós só podemos garantir que estamos e continuaremos a trabalhar para produzir a melhor matéria-prima para a produção de massas alimentares.