Já pensou na quantidade de vezes que come massas ao longo da sua vida? Provavelmente quase todos os dias, não é verdade? O certo é que esta é uma opção bastante versátil que vai bem com quase tudo. Graças ao seu sabor neutro e facilidade de conjugação com outras proteínas, as massas acabam por ser quase uma das primeiras escolhas. 

Ainda assim, saiba que este alimento é tão especial que tem tanto de versatilidade como de curiosidades. Neste artigo vamos escolher algumas dessas curiosidades para lhe apresentar. Fique por aí. 

As massas e a roda dos alimentos 

Bem sabemos que na Roda dos Alimentos, o grupo dos cereais e seus derivados é um dos mais importantes grupos. Seguindo todas as recomendações dos especialistas de saúde, sabemos que devemos comer entre 4 a 11 porções diárias deste grupo – Claro que isto varia tendo em conta a idade, necessidades nutricionais ou dieta adotada. Para que tenha uma ideia, cerca de 110g de massa cozinhadas (mais ou menos 4 colheres de sopa) dão resposta a estas necessidades. Sabia disto?

Os atletas: é a massa um alimento importante?

Se é atleta ou conhece alguém que seja, sabem que as massas são um dos seus alimentos prediletos. É frequente ouvir-se a recomendação de comer massas com bastante frequência, mas sabe porquê? As massas são muito importantes para os atletas porque possuem um alto teor energético e um baixo teor lipídico. Também graças à sua presença de hidratos de carbono complexos, isto permite libertação de energia mais lenta e favorece a regeneração muscular. Isto é ótimo quando o atleta está confrontado com maiores picos de esforço físico: como por exemplo após uma prova, ou competição. 

Estes são apenas alguns dos motivos que fazem os atletas adorarem estes produtos:

Mas só massa? Será o azeite uma boa gordura para confecionar? 

O modo mais normal de confecionar as massas é água, sal, massas e um pouco de azeite, certo? Mas talvez esteja a fazer as coisas da forma errada. 

O azeite é uma das gorduras escolhidas para a confeção de massa, mas a verdade é que a sua adição deverá acontecer só após a cozedura das mesmas. Isto porque ao adicionar antes, no processo de cozedura da massa, estará a fazer com que os ácidos gordos se degradem. Esta degradação acontece porque estes, são sensíveis ao calor. 

Hidratos de carbono ao jantar… sim ou não?

Para quem está a pensar iniciar uma dieta, esta é quase sempre uma questão colocada. Estamos certos? A verdade é que existem alguns benefícios de comer alimentos integrais e ricos em hidratos de carbono que podem alterar os níveis de glicemia e amentar, por consequência, a saciedade. 

Hidratos de Carbono = Alimentação saudável. Mito?

Este tema é muito falado por inúmeras Organizações Internacionais e para praticamente todas elas, defendem que os hidratos de carbono devem representar cerca de 50% do valor energético total diário.

É por esse motivo que a ingestão de massas é amplamente recomendada uma vez que são uma forma simples, rápida e bastante consensual de fornecer a quantidade diária de hidratos de carbono. 

Massas alimentícias, uma alternativa saudável e económica na sociedade

Este é um dos grandes motivos pelo qual apostamos em desenvolver matérias-primas (trigo) que permitam desenvolver massas de alta qualidade. Promover a acessibilidade e o baixo consumo destes produtos é imperativo. Não fosse este um produto admirado por diversas culturas de todo o mundo devido à sua versatilidade e adaptabilidade aos alimentos locais.