Chega o tema das dietas e com ele os mil e um argumentos sobre cortar nos hidratos de carbono. Mas será esta opção assim tão certa? Será ela assim tão adequada para todos os tipos de dieta? Vamos descobrir neste artigo alguns motivos pelos quais deve comer massas. 

Antes de fazer uma viagem pelos vários motivos pelos quais deve comer massa, lembre-se que este não é nenhum acompanhamento nutricional. Por isso, se estiver a pensar começar uma dieta ou alterar o seu regime alimentar, consulte um médico nutricionista. É muito importante, que saiba que nem todos os alimentos podem fazer sentido, tendo em conta as suas necessidades físicas e nutricionais. 

Razões para comer massa

  1. Sensação de saciedade: A massa proporciona uma sensação de saciedade durante mais tempo. Isto é ótimo porque faz com que caso esteja a tentar perder peso, vai sentir menos desejo de cair nas “tentações” porque irá sentir-se sem fome durante mais tempo. Isto acontece devido ao amido da massa. Graças a ele, o alimento é digerido pelo nosso corpo de forma mais lenta. 
  1. Saudável e acessível: Este é um alimento bastante saudável e acessível em termos monetários. Isso faz com que este alimento seja uma ótima opção para quem procura uma alimentação saudável sem ser necessário gastar muito dinheiro. Lembre-se claro que o problema se a alimentação é mais ou menos saudável, pode estar nos condimentos colocados nas massas e não nas massas em si. 
  1. Teor glicémico: É verdade, as massas alimentícias graças à forma com que são produzidas, faz com que possuam um baixo índice glicémico. Assim sendo, as massas ajudam a controlar o açúcar no sangue e o peso – apesar de muitas vezes se pensar que este alimento pode ser um verdadeiro inimigo das pessoas que procuram perder peso. 
  1. Hidratos de carbono: Muitas vezes pensa-se que a principal causa da obesidade está relacionada com a ingestão de hidratos de carbono. Mas isto é um mito. A obesidade está relacionada com o consumo de calorias em excesso. Assim sendo é fundamental que procure ter uma dieta equilibrada e recheada de opções saudáveis. Por isso, caso esteja a tentar perder peso, procure não ver os hidratos como um inimigo. Consulte um nutricionista pois ele saberá como o aconselhar neste campo. 
  1. Versatilidade: Conhece algum alimento que seja tão versátil como a massa? Acreditamos que não. Não é por acaso que este é um dos alimentos mais apreciados pelo mundo, seja qual for a cultura. Graças ao seu sabor mais neutro é possível adaptá-lo a diversos pratos e condimentos. 
  1. Energia: A massa é capaz de proporcionar a energia dos hidratos de carbono. Para quem pratica desporto, pode sim (e deve) comer este alimento. As massas podem ser um verdadeiro aliado, uma enorme fonte de energia e um verdadeiro braço direito após momentos de maior esforço físico. 
  1. Para todas as pessoas, mas atenção: Este é um alimento que pode ser comido pela maioria das pessoas, mas tenha atenção às intolerâncias alimentares. Caso seja uma pessoa sensível ou intolerante ao glúten deve procurar optar por alimentos sem glúten – neste momento há muitas opções disponível no mercado. 

Sendo este um alimento tão aclamado e um dos mais famosos do mundo é imperativo continuar a apoiar a cultura de trigo, não só no nosso país, mas em todo o mundo. Graças a esta matéria-prima, conseguimos produzir produtos de excelência capazes de suprir necessidades nutricionais.