Sabia que existem mais de 300 tipos de massas? É verdade! Este é provavelmente um dos alimentos mais populares em todo o mundo. O que muita gente não sabe é que massas diferentes têm também diferentes finalidades.

Sim, nós sabemos que momento de saborear um prato com massas o importante não é o formato, mas sim o sabor. Mas e se dissermos que isso pode mudar totalmente a sua experiência gastronómica? Acreditamos que aí o caso já mude de figura.

Para iniciarmos esta viagem pelo mundo das massas é importante ter uma noção das mais comuns. Existem quatro grandes grupos de massas, sendo elas: Massas secas, Massas Frescas, Massas Pré-Cozidas e Massas Instantâneas.

Massas secas

Este é provavelmente o tipo de massa mais conhecido. É fácil encontrar em qualquer supermercado ou mercearia e faz parte da nossa dieta. Estas massas possuem muitas vantagens. Não são perecíeis, são rentáveis para grandes proporções, têm baixo custo e facilidade de preparação.

Por sua vez, as massas secas dividem-se em várias subcategorias, sendo elas:

  • Massa comum: Mais conhecida por ter na sua constituição apenas farinha de trigo e água.
  • Massa de sêmola: Elaborada a partir de trigo nobre. Conhecida por ser uma massa mais nobre e com um preço mais elevado também.
  • Massa com ovos: Estas massas têm na sua composição três ovos por cada quilo de farinha.
  • Massa integral: As quantidades de fibra são mais elevadas. São uma opção adequada para pessoas que procuram uma dieta mais diferenciada.
  • Massa com vegetais: Temos a certeza que já viu nos supermercados umas opções coloridas! Estas são as massas que têm na sua composição a adição de vegetais. Devido às suas cores são uma ótima opção para a alimentação de crianças e para colorir os seus pratos.

Massas frescas

São consideradas massas mais nobres, uma vez que a sua consistência é mais leve a macia. Estas massas são muito comuns na preparação de ravioli, lasanha e tagliatele.

Massas Pré-cozidas

Estas massas passam um processo de cozedura prévio. A forma mais comum é com recurso a vapor ou água a ferver. A grande vantagem é a tornar a sua preparação mais rápida. Isto é comum em lasanhas e massas mais curtas.

Massas instantâneas

Estas massas têm na sua característica um preparo extremamente rápido. Mas o que que faz desta massa tão rápida no momento da confeção? Durante o seu processo de fabrico, a mesma recebe um pré-cozimento e termina com um tipo de fritura. Este último passo faz com que a massa fique seca novamente. É uma opção bastante famosa para pessoas com ritmos de vida bastante frenético.

Mas afinal, quais as massas mais adequadas para cada receita?

Muitos não sabem, mas existem massas mais adequadas para cada receita. Algumas massas pedem molhos mais espessos, outras pedem molhos mais delicados e leves.

  • Fitas: Esta categoria é composta por massas como linguine, tagliatelle e o tradicional esparguete que bem conhecemos. Para estas massas molhos que tenham na sua base manteiga ou leite e seus derivados são uma boa opção.
  • Tubos: Esta categoria de massas é conhecida por variantes como o penne, tubetti e Rigatoni. Os molhos que melhor combinam são os mais pesados e ingredientes como o queijo são a estrela destes pratos.
  • Formas: Tão bem conhecemos as massas fusili que fazem parte desta categoria, assim como a massa farfalle (os conhecidos laços). Esta é a categoria de massas provavelmente mais versátil. Podem ser usados todos os tipos de molhos.
  • Micro Massa: Aqui destacamos as pequenas massas como as estrelinhas, as letras ou os olhos, como é mais comum. São ótimas para a preparação de sopas.

Ainda que existam diversos tipos de massas, o importante é que saiba que esta é uma alternativa saudável em qualquer dieta. A verdade é que as massas fazem parte do grupo dos cereais que compõem a maior porção da nossa roda alimentar.

Por isso, caso queira incluir este alimento no seu dia-a-dia saiba que pode e deve fazê-lo, ainda que associado a uma alimentação variada, rica e equilibrada. Pode adicionar as massas a pratos quentes ou frios graças a sua versatilidade.

Posto isto, já sabe o que vai ser o seu jantar hoje?